Empreendedores?

Em um workshop recente que eu organizei para micro empreendedores notei que muitos dos presentes tinham dúvidas sobre a diferença entre ser um empresário e um empreendedor. Depois de alguns minutos de explicações vi no semblante da maioria uma satisfação em relação à maneira como se percebiam diante dos negócios que criaram.

Como tenho o costume de provocar reflexões ofereci a eles uma situação para a qual deveriam tomar decisões e segundo o resultado poderiam se classificar como empreendedores ou empresários em aprendizado.

Disse-lhes para imaginarem estar em uma sala totalmente escura, sem eletricidade, com uma vela e um acendedor nas mãos. Naquela sala estavam todos os recursos de que precisavam para obter sucesso em seus negócios. Pedi que escrevessem em um pedaço de papel quais as medidas que tomariam para garantir bons resultados. Nenhum deles poderia ter contato com o exterior da sala.

Ao final do tempo dado eles começaram a relatar suas ações. Todos, sem exceção acenderam a vela para enxergar o ambiente. Perfeito! Todos localizaram os recursos de que precisavam e os colocaram organizadamente para a produção. Ótimo!

Apenas um participante se lembrou de procurar uma segunda vela para a continuidade dos trabalhos quando aquela primeira terminasse.

Quantos deles eram verdadeiros empreendedores?

Deixe uma resposta