Menu fechado

Alocação docente

Caro coordenador de curso superior, já chegou a hora de começar a trabalhar a alocação docente, mais conhecida como horários? Esta é uma das etapas mais importantes da gestão de um executivo da área educacional.

Não se trata apenas de produzir uma tabela e inserir nomes, disciplinas e dias da semana. É um momento de trabalhar a complexidade das relações entre a qualidade esperada pelos alunos, a disponibilidade de talentos e a perspectiva estratégica da instituição.

Produzir uma alocação docente de maneira eficiente e eficaz passa por inúmeras etapas e demanda algumas habilidades (skills) que podem ser desenvolvidas com a prática e com a  ajuda de especialistas.

Lembre-se que o resultado final de seu curso é, em parte, construído por uma boa relação entre os conteúdos, as competências docentes e a empatia dos alunos pelas atividades propostas. Pense inicialmente em quais são as capacidades de seu corpo docente, disponibilidades e aderência aos conteúdos das disciplinas. Não caia na tentação de alocar docentes apenas para completar suas linhas de horários (alocação docente).

Se você tiver dúvidas, pode escrever aqui neste canal.

Prof. Quel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *