Menu fechado

Trajetória

Administrador, Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo-FEA, Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Especialista em Sistemas de Informação.

Desde a obtenção de graduação bacharelada em Administração em 1987 ocupei cargos de gestão em níveis de direção e assessoria ao primeiro escalão de empresas de médio e grande portes. Nessas passagens por cargos de administração estive envolvido com atividades ligadas à Gestão Estratégica, Desenvolvimento Organizacional e Gestão Estratégica de Pessoas.

Nos anos 90, até 1996 prestei consultoria para rede de  três Hospitais gerenciados por Congregação  religiosa, localizados na região sul e sudeste do Brasil. Além das orientações de negócios assessorei as Diretoras Gerais desses hospitais na condução de políticas e relacionamentos com órgãos públicos (SUS), bem como ofereci apoio ao desenvolvimento de Tecnologia da Informação nos hospitais.

De 1997 a 1999 estive gerenciando unidades de saúde e hospitais na cidade de São Paulo e dei espaço em agenda para início de formação acadêmica em nível de mestrado. Neste período iniciei prestação de serviços como consultor independente.

Em 2007 constituí empresa especializada em Educação Corporativa e Desenvolvimento Humano que completou onze anos  de operação em 2018 posicionando-se como empresa de soluções educacionais. Desde sua inauguração atuo como Diretor de Negócios Educacionais dando apoio às equipes de desenvolvimento de conteúdos para EAD e projetos para Instituições de Ensino.

A partir dos anos 2000 ingressei na área acadêmica atuando como Assessor de Superintendência do Instituto de ensino e Pesquisa da Sociedade Israelita Albert Einstein e em instituição de ensino superior (UNINOVE) onde comecei a trilhar carreira docente. Fui professor universitário em cursos de Administração, trabalhando disciplinas básicas como Teoria Geral da Administração, Administração Mercadológica, Metodologia Científica e Orientação de Monografias até o ano de 2007 quando encerrei minhas atividades na instituição.

Do ano de 2007 em diante atuei como professor em outras instituições de ensino da capital paulista, como docente contratado (FGV, São Judas, Anhanguera) e como professor convidado (FIA, Mackenzie, IPOG) em cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu. A partir de 2012 iniciei atividade docente no Centro Universitário de Várzea Grande -MT, no qual atuo em disciplinas EAD de cursos de graduação e em disciplinas presenciais modulares de Pós-graduação Lato Sensu.

Em todas as oportunidades como docente procurei desenvolver metodologias inovadoras com o objetivo de levar o alunado a patamares superiores de aprendizado. Dentre técnicas de envolvimento e de processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno sempre utilizei metodologias ativas na condução das aulas, envolvendo os estudantes em situações para as quais deviam produzir soluções. 

Em 2000, com pouco mais de seis meses na instituição  convidado pela UNINOVE a coordenador o curso de Administração como adjunto e depois como coordenador titular quando do crescimento da instituição e abertura de novas unidades. Participei da organização desse crescimento no âmbito da gestão de um dos maiores cursos da UNINOVE na época.

Com atuação centrada na melhoria contínua da qualidade do curso e sustentabilidade nos resultados de avaliações, fui responsável pelo crescimento e manutenção do número de alunos do curso. A partir de 2006 fui conduzido cumulativamente à coordenação de cursos de pós-graduação na área de Gestão e encerrei minha passagem por aquela instituição no ano de 2007.

Em 2008 recebi convite para compor equipe que assumiria a gestão dos negócios educacionais do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas onde permaneci na posição de Direção até o ano de 2012 quando fui conduzido à Pró-reitoria Acadêmica Adjunta e posteriormente em 2014 para a Pró-reitoria de Graduação.

Neste período de desenvolvimento de carreira na Gestão de Instituições de Ensino Superior atuei no planejamento estratégico, no desenvolvimento de novos programas e projetos, na avaliação institucional, na cultura de qualidade, na formação de equipes de executivos, docentes e administrativas com vistas ao alcance de resultados. Estive presente e atuante nos momentos de Renovação de Reconhecimento Institucional, de cursos e nos projetos de implantação da Educação a Distância e Mestrados em Administração da FMU.

Na Educação a Distância participei da implantação de projetos pedagógicos para EAD-20%, EAD-100% e híbridos tanto em graduação quanto em pós-graduação. Complementarmente venho desenvolvendo conteúdos para diversos cursos de graduação e pós  por intermédio de empresa especializada.

Em síntese, estive presente e atuante no desenvolvimento e crescimento dos dois maiores casos de sucesso na educação da cidade de São Paulo, contribuindo com competências essenciais para a construção de novos e inovadores projetos de gestão de IES e de cursos superiores de graduação bacharelada, tecnológicos e licenciaturas, além dos programas de pós-graduação lato e stricto sensu. Em ambos os casos partimos de 12 mil alunos para mais de 80 mil em períodos idênticos de atuação.

Em pesquisa, iniciei o projeto que culminou na criação dos programas de mestrado em administração acadêmica e profissional na FMU onde atuei na defesa e preparo do caminho para a pesquisa aplicada, em disciplinas voltadas à inovação e transformação das organizações e na orientação de dissertações que geraram conhecimento e artefatos novos e de grande contribuição para a sociedade e organizações. Estive no programa no período entre 2015 e 2017 no qual orientei mais de 15 dissertações de mestrado e conduzi quatro disciplinas dos programas, com média de 20 alunos em cada turma. Veja as linhas de pesquisa conduzidas clicando nos links abaixo:

Desenvolvimento Sustentável

Estratégia, Competências e Inovação

Gestão de Instituições de Ensino Superior